Header Ads

PERSONAGENS HISTÓRICOS — MARTIN LUTHER KING JR.;

Por Miguel Mitsuo.



Martin Luther King Jr nasceu na cidade de Atlanta, estado da Geórgia, nos Estados Unidos, no dia 15 de janeiro de 1929, com o nome de Michael King e depois teve seu nome mudado para Martin Luther. Sua família já era ligada à Igreja Batista, e por isso se tornou pastor quando adulto.

Formado em Sociologia em 1948 na Morehouse College (onde seu pai e avô já haviam se formado) e em Teologia no Seminário Teológico de Crozer em 1951, e depois se tornou PhD em Filosofia na Universidade de Boston, onde conheceu sua futura esposa Coretta Scott, com quem teve dois filhos e duas filhas.

Após se tornar Pastor em 1954, se tornou um dos símbolos do boicote contra o preconceito que valorizava os brancos e inferiorizava os negros em transportes públicos. O boicote durou 382 dias, até que em 21 de Dezembro de 1956 a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou inconstitucionais as leis que discriminavam negros nos ônibus. Em 1957, se tornou presidente da Southern Christian Leadership Conference ou Conferência da Liderança Cristã do Sul para lutar pelos direitos civis.

A partir daí, realizou diversas manifestações pelos direitos dos negros, sendo um acontecimento marcante o dia 28 de agosto de 1963, quando Martin Luther King fez seu discurso chamado depois de “I have a Dream”, em que ele fala sobre como os negros ainda viviam sofrendo com leis de segregação, e sobre seu sonho de como negros e brancos poderão dar as mãos e viverem juntos em harmonia.

Aos 35 anos, em 1964, Martin Luther King Jr recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua atitude a favor do povo negro. Em 1965, três marchas ocorreram, sendo todas tentativas de ir da rodovia de Selma, Alabama, até Montgomery, também no estado de Alabama, com o objetivo de reivindicar o direito de voto para a população negra nos Estados Unidos. Muitos manifestantes foram atacados pela polícia, com ordem do Governador George Wallace, que era a favor da Segregação até que em 21 de março ocorreu a Terceira Marcha, em que, liderados por Martin Luther King, os manifestantes conseguiram realizar sua marcha, e em 6 de agosto daquele ano, o Presidente Lyndon B. Johnson decretou uma lei estabelecendo direito de voto para todos.

Em 4 de abril de 1968, Martin Luther King Jr, que protestava contra a Guerra do Vietnã, foi assassinado em seu quarto de hotel por James Earl Ray, que foi preso e condenado a 99 anos de prisão, cumprindo 29 anos de morrer na prisão.

A importância de Martin Luther King Jr para o mundo tanto em sua época quanto depois de sua morte se dá pelo fato de que ele foi um exemplo de um homem conseguir fazer a diferença, já que conseguiu liderar o povo negro a buscar pacificamente seus direitos, como o direito de não ter que ceder lugares aos brancos em transportes coletivos, e também o direito ao voto. Sua postura contra o preconceito influenciou os Estados Unidos e outros povos, mesmo que ainda exista a intolerância, mas sua história se tornou um ícone de como lutar contra a desigualdade.

Um comentário: