CIÊNCIA E TECNOLOGIA — TECNOLOGIA DE IMERSÃO TOTAL;
Por Pablo Luís.
Se formos falar de
tecnologia de imersão total, não tem como deixar de falar sobre o anime Sword
art Online ( SAO ) que foi o ponto de partida para a simples idéia ser posta em
prática.
Falar sobre a imersão total
acaba sendo algo bem divertido, porque diferente de diversos outros assuntos,
ela é um dos mais recentes avanços que a tecnologia sofreu.
Como tudo que existe nesse
mundo tem um começo a imersão total também teve um. Mais precisamente em 2012
com o lançamento do Oculus Rift . Criado por Palmer Luckey ( e por ele
considerado uma frustração ) o Oculus Rift foi uma das diversas tentativas de
se criar a tecnologia de imersão total e quando foi apresentado em uma feira de
tecnologia o resultado foi surpreendente.
(
Oculus Rift criado por Palmer Luckey )
Donos de grandes empresas no
ramo dos jogos como a Steam ofereceram milhões para a pesquisa e o
aperfeiçoamento da inveção “ falha “ de Luckey, o que acabou incentivando não
só a Steam, mas outras grandes empresas como a Sony a investirem na imersão
total.
A Sony também esta com
projetos para fazer o Playstation 4 possuir o seu próprio sistema de imersão
total ( como muitos gostam de dizer, a sua versão do Amusphere ).
( O
projeto do Oculus de Imersão total do sony ( a esquerda ) e o Amusphere de
Sword art Online ( a direita ) )
Como eles estão no topo no
quesito tecnologia, não podíamos deixar de citar os japoneses e a forma que
eles conseguem utilizar a imersão total. São diversas áreas, mas a que mais
chama atenção é a área da pornografia. Sim pornografia. A não muito tempo atrás
ocorreu um evento no Japão onde a imersão total estava sendo utilizada com o
auxílio de bonecas infláveis vestidas com roupas de colegiais.
( Só
no Japão alguém teria coragem de participar de uma cena dessas em público )
O evento teve tanto sucesso
que os fãs estressados não agüentaram a espera que causaram um tumulto e devido
a esse tumulto o evento foi forçado a barrar mais pessoas de entrarem e
chamarem a polícia. Segundo relatos de testemunhas, as ruas estavam lotadas de
fãs impacientes que um tumulto era inevitável. Sendo assim o cancelamento do
evento foi a melhor opção ( ou talvez não ) .
( Um
dos projetos em realidade aumentada investido pela Steam )
E com todas essas coisas
incríveis, onde estão os riscos de ter tanta informação sendo inserida no
cérebro tudo de uma só vez? Ainda não temos o principal, que é um aparelho
capaz de enviar ondas para nosso cérebro que seja capaz de nos fazer ter
percepções e sensações, porem quando finalmente tivermos esse recurso não irá
acontecer o mesmo que aconteceu em SÃO ( eu espero ).
Post a Comment